O Federal Reserve (Fed) se prepara para anunciar uma decisão que pode mexer com os mercados globais: o tão aguardado corte nas taxas de juros.
Mas o que realmente chama atenção é a coletiva do presidente do Fed, Jerome Powell, marcada para quarta-feira. Suas palavras poderão oferecer insights valiosos sobre o futuro das taxas de juros e os rumos da economia.
Fed Cortará a Taxa de Juros?
Nesta quarta-feira, dia 18 de dezembro haverá a última reunião do FOMC para determinar o nível da taxa de juros para os próximos meses.
A expectativa do mercado é de um corte de 0,25% p.p. saindo de 4,75% para 4,50% conforme aponta o gráfico da CME Group :
Por que a expectativa de corte de juros pelo Fed está tão alta neste momento?
A expectativa de cortes na taxa de juros pelo Federal Reserve está alta devido a sinais de desaceleração econômica nos EUA e a perspectiva de que uma política monetária menos restritiva pode ser necessária para sustentar o crescimento.
Os comentários recentes de autoridades do Fed também sugerem uma abertura para ajustes nas taxas, com o objetivo de evitar uma recessão prolongada e estimular o crédito e os investimentos, especialmente no contexto do aumento do custo da dívida pública, que está elevando os encargos financeiros do governo.
Embora os cortes sejam amplamente esperados, há também a possibilidade de que o Fed mantenha as taxas inalteradas para avaliar os impactos de suas ações anteriores.
Nesse cenário, o mercado pode reagir com maior volatilidade, especialmente em setores sensíveis às taxas de juros, como tecnologia e criptoativos.
De Que Forma o Corte de Juros do FED Pode Influenciar o Investimento em Criptomoedas?
Quando olhamos para o cenário atual do mercado de criptomoedas podemos perceber claramente a alta devido a vários fatores interconectados como a entrada de Donald Trump no poder, com suas políticas econômicas e regulatórias que gerou um ambiente favorável ao investimento em ativos alternativos, como as criptomoedas. Juntamente com a atuação de Elon Musk no governo, bem como, com aprovação de ETFs de Bitcoin.
Conclusão
Por fim, com os juros baixos, os investidores tendem a buscar alternativas mais lucrativas, como o Bitcoin e outras criptos, que são vistas como uma forma de proteção contra a inflação e de diversificação de portfólio. Esse ambiente pode impulsionar a demanda por criptomoedas, aumentando sua valorização.
O que achou deste artigo? Acima de tudo, compartilhe suas ideias nos comentários! Adoramos ouvir as opiniões e experiências dos nossos leitores sobre este tema tão importante.
Além disso, que tal compartilhar este conteúdo com alguém que também poderia se beneficiar dessas dicas?
Portanto, aproveite para nos seguir no Twitter e acompanhar mais conteúdos como este. Estamos sempre postando dicas e novidades para você! Clique aqui para nos visitar: Nosso Twitter.
Leia mais sobre nos artigos: